top of page
WINNER

FOTOGRAFIA

 Se há algo evidente que distinga o desenho animado da animação em  volumes é a luz, com o seu espectro de nuances  e mistérios

1

Estratégia

"Depois de Instalado o plano, entrava em acção o director de fotografia, munido do fotómetro e dos projectores. Em função da animação que pretendíamos realizar e o espaço disponivel para o animador, posicionávamos a câmara, escolhíamos a objectiva e o enquadramento. Começava então a aula de "pintura" de Carlos Cunha.

 

Com o 1º projector o sol invadia o compartimento. Com o 2º realçávamos alguns elementos. Com o 3º criávamos uma nuvem no cenário, e assim por adiante, no encantamento".

 

 

O ângulo da luz, a sua intensidade, a sua qualidade (varios gradiantes entre suave e dura) e a sua cor  são as tintas da minha paleta

2

Planeamento

As áreas escuras e as sombras são tão importantes como as áreas iluminadas" _comentava connosco. " A luz dirige a atenção do espectador, a escuridão estimula a sua imaginação" -- outro eco que ainda ressoa nos ouvidos da equipa.

 

Em "A Suspeita" decidimos que a luz evoluiria ao longo da acção: do final da manhã até ao final da tarde. O sol está na maior parte da viagem do lado da janela de Salcedas, mas na sequência final, depois da passagem no túnel, a luz do pôr-do-sol entra pela porta do compartimento tingindo tudo de laranja. Na sequência em que o comboio se imobiliza no interior do túnel, só a luz de "alarme" vermelho intermitente ilumina o compartimento.

 

Na animação volumétrica, todos estes conceitos e processos criativos têm de ser equacionados em função da escala das marionetas e dos cenários, sendo o mais frequente a existência de várias escalas, como em "A Suspeita".

 

É fundamental respeitar a natureza dos materiais usados na construção das marionetas, adereços e cenários. Por exemplo, quando se trabalha com plasticinas, o calor proveniente do fluxo luminoso não pode ser demasiado elevado para não amolecer e, eventualmente, deformar a marioneta ou o adereço.

 

Outra noção fundamental é a de que o animador precisa de espaço para poder animar nas melhores condições. Este facto determina o "espaço morto" para a colocação de material de iluminação, situando-se o animador frequentemente no eixo da câmara. Também é conveniente que o animador evite usar roupas claras par não provocar reflexões indesejáveis, o ideal é vestir-se integralmente de negro, como o resto do estúdio.

 

 

Imaginem-nos...Um dia típico de "A Suspeita desenrolava-se assim.

3

Execução

-- A montagem firme do cenário sobre cavaletes (para evitar deslocamentos)

 

-- O posicionamento da câmara e o seu enquadramento com ajuda da grua/tripé/travelling

 

-- O enquadramento da câmara vídeo (vídeo assist para animação)

 

-- O posicionamento das luzes e a sua afinação.

 

-- A rodagem numa interminável sequência:

 

    animação/exposição...animação/exposição... (24x/s)

 

Acção

bottom of page