top of page
WINNER

Equimamento de fotografia e iluminação

Na rodagem de "A Suspeita" utilizámos 2 câmaras Newman, um conjunto de magnificas lentes Cooke e o excelente filme kodak Vision 200T 

As duas réplicas de câmaras Newman (modificadas para disparar frame a frame) apesar de antigas revelaram-se fiáveis. Com a excepção de uma borboleta do obturador da câmara 2, que devido a ter perdido a tinta negra mate que revestia a peça metálica em aço, que por este motivo começou a fazer reflexões de luz indesejáveis e que levou alguns dias a identificar (obrigou-nos a repetir algumas cenas) cumpriram com a sua obrigação.

 

O Conjunto de lentes Cooke, também antigas, mas excelentes, permitiram realizarmos todos os planos previstos no stroyboard.

 

A qualidade do filme negativo cor  Kodak  Vision 200T, com a sua  excelente reprodução

nos extremos da latitude e exposição, também nos deixou bastante satisfeitos com a qualidade

de imagem que obtivemos

 

VIDEO ASSIST

Claro que nesta altura (1999) só usávamos o vídeo meramente como guia para a animação.
À  imagem vídeo tinhamos que dar o desconto ao erro de paralax, pois não correspondia à filmada uma vez que não era obtida através do eixo óptico da objectiva da câmara Newman.


A exposição da película era calculada à boa maneira antiga com um fotómetro de luz incidente Minolta- auto meter IV

 

 

 

 



Depois de filmarmos uma cena, nunca desmontávamos o set antes de vermos as "rushes" na sala de visionamento da saudosa Tóbis, no Lumiar.

 

 

1

Camera & 

   Lentes

Até parece que os dedolight foram inventados de propósito para "A suspeita"

2

Dedolight

Haaa, os dedoliht !!

 

Foram eles os cavalos de batalha de "A Suspeita". Associados aos fantásticos DP1 e 2 atachements permitiram literalmente fazer magia com a luz.

 

 

 

 

Nessa altura utilizei em todo o filme apenas 4 dedoligt

 

Para completar a luz utilizei ARRI fresnel de 300w, a maior parte do tempo rebatidos em esferovites, para obter luz muitíssimo difusa controlada com cinefoil.

 

Quando tinha a iluminação concluída e todos os testes feitos, os tripés e qualquer

equipamento que estivesse sujeito a ser acidentalmente deslocado do seu lugar,

era firmemente colado ao chão com cola a quente.

 

Só depois disto, tinha início a animação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

     

FILTROS

 

seria totalmente impossível criar os ambientes lumínicos de "A Suspeita" sem a rosco e os seus filtros

Para aquecer o sol que entra pela janela da carruagem, para suavizar a atenuação, para dramatizar o perigo, para colorir as paisagens e fazer lindos pores-do-sol, ou somente para controlar STOPS, os filtros da rosco foram mais que uma ajuda. Foram e são essenciais no trabalho dum director de fotografia.

 

Em conjunto com muitos acessórios, alguns criados expressamente no momento por nós, montámos instalações que chegaram a deixar o estúdio tão cheio quanto um ovo (o animador tinha que fazer uma gincana para chegar ao seu posto de trabalho) e esses momentos perduram e ecoam ainda em mim sempre que revejo o filme. Foram momentos muito bons na minha vida profissional que jamais esquecerei.

bottom of page